quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Clarice Lispector

Clarice Lispector era bela. Intensamente bela. Mas de uma beleza triste, algo nela parece me dizer isso – talvez a lembrança do incêndio que marcou sua vida. De feições delicadas e um olhar misterioso, tal como seus textos que sempre conduzem o leitor a um patamar que foge do lugar comum. Selecionei algumas fotos de Clarice que mostram o quanto sua beleza física se misturava à beleza de seus textos.



"Minha força está na solidão. Não tenho medo nem das chuvas tempestivas nem das grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite."


"Se o meu mundo não fosse humano, também haveria lugar para 

mim: eu seria uma mancha difusa de instintos, doçuras e 

ferocidades, uma trêmula irradiação de paz e luta."


"... E se você me achar esquisita, respeite também. Até eu fui

 obrigada a me respeitar."
"...um velho coração que convence seu usuário a publicar segredos e a ter a petulância de se aventurar como poeta."

"Entender é sempre limitado. Mas não entender pode não ter fronteiras.Sinto que sou muito mais completa quando não entendo."

"Você pode até me empurrar de um penhasco que eu vou dizer: E daí? Eu adoro voar!"

"Até cortar os defeitos pode ser perigoso - nunca se sabe qual o defeito que sustenta nosso edifício inteiro..."

"Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é possível fazer sentido. Eu não: quero é uma verdade inventada"

"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento..."

"Deve-se deixar inundar pela alegria aos poucos - pois é a vida nascendo. E quem não tiver força, que antes cubra cada nervo com uma película protetora, com uma película de morte para poder tolerar a vida..."

"Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais amargas, das drogas mais poderosas, das idéias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes."

Nenhum comentário: